jusbrasil.com.br
18 de Outubro de 2019

Como uma gestão de contratos eficiente pode contribuir para o sucesso dos negócios?

O assessoramento jurídico como parceiro estratégico de vendas será um dos temas de destaque da maior plataforma de conteúdo e de negócios do setor de advocacia da América Latina, a Fenalaw, em outubro, em São Paulo

Publicado por Conteudo Empresarial
há 9 dias

No mundo dos negócios, o bom relacionamento entre as partes envolvidas nas negociações é imprescindível, mas, para que um acordo seja fechado de fato, normalmente é necessária a formalização dos termos acertados por meio de contratos. São nestes documentos que constam informações essenciais, como regras e procedimentos a serem respeitados, prazos, valores, além de possíveis multas ou sanções por eventuais descumprimentos das condições previstas.

Sendo assim, tão fundamental quanto um bom relacionamento e a celebração de um contrato é a gestão deste documento com excelência, para garantir o total cumprimento das normas definidas, afastando a possibilidade de erros e riscos desnecessários durante os processos. É o que defende o advogado Luciano Kouyoumdijan Fernandes, gestor jurídico da área de contratos e licitações da Atlas Schindler, uma das maiores fabricantes de elevadores e escadas rolantes do mundo.

Segundo ele, para que isso seja feito, é primordial que as empresas tenham um profissional ou uma equipe jurídica dedicada para esta função. "Um contrato não deve ser somente firmado e deixado de lado. Pelo contrário, é preciso ter o acompanhamento de cada cláusula do documento, de cada fase do processo. Por exemplo, se um produto está sendo fabricado da forma contratada, com as especificações solicitadas pelo cliente, ou seja, garantindo que o que foi vendido seja exatamente o que será entregue", afirma.

E é sobre o assunto que Fernandes palestrará na maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, a Fenalaw 2019, que ocorre de 23 a 25 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O gestor jurídico da Atlas Schindler participa do Seminário de Contratos do evento, no dia 25, abordando os temas: "Relação Jurídico e Comercial – O jurídico como parceiro estratégico de vendas" e "Gestão de Contratos – Por que ainda é um desafio?".

Para ele, o segmento de gestão de contratos vem crescendo bastante no Brasil, mas ainda há uma carência importante de profissionais com essa especialidade. "Carecemos de advogados que tenham uma visão empresarial; que não se prendam apenas a questões jurídicas, mas que possam se sentar em uma mesa com um executivo ou um engenheiro, por exemplo, entendendo de fato o negócio em questão", destaca.

Fernandes acredita que muito desta resistência a estes profissionais venha de empresas e escritórios de advocacia mais tradicionais, que acreditam que o jurídico não deva envolver-se nos negócios dos clientes. "Antigamente, o jurídico trabalhava apenas como apoio às empresas, sendo demandado somente para assuntos pontuais, como um eventual problema com uma cláusula contratual, mas sem ter, de fato, o conhecimento do negócio como um todo ou da expertise do cliente. O que pretendo trazer em minha apresentação é exatamente o contrário: o jurídico pode e deve, sim, ser um parceiro do negócio, estar mais envolvido nos processos, mostrando que pode contribuir e muito para o sucesso da companhia", acrescenta.

De acordo com ele, é primordial a realização de um seminário a respeito do assunto, em um evento como a Fenalaw, reconhecida como ponto de encontro do setor jurídico nacional, que reúne desde advogados de empresas e de escritórios de advocacia de todo o país até representantes de órgãos governamentais. "É fundamental ter um espaço para reunir essa gama de público, porque o que queremos trazer é uma melhor qualidade do serviço, uma melhor experiência ao cliente e só conseguimos atingir esse objetivo após discutir diferentes pontos de vista para que se possa chegar a um consenso do melhor caminho a se seguir", finaliza.

Fenalaw 2019

Data: 23 a 25 de outubro.

Horário: 9 às 19 horas.

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - R. Frei Caneca, 569 - Bela Vista - São Paulo - SP.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)